Looking For Anything Specific?

ads header

Fedora 35 lançado! O que há de novo?


Após seis lançamentos pontuais o Fedora 35 vem recém saído do forno porém com um "triplo" atraso dessa vez, mas agora é verdade, a versão 35 finalmente saiu! :)

Mas todo esse atraso tem explicação, a equipe que trabalhou no desenvolvimento da versão se preocupou em resolver bugs pendentes que chegavam a bloquear o uso da distro, isso faz com que a versão 35 passe mais segurança a quem a usa com relação a estabilidade da distro. Afinal melhor esperar um pouco e soltar algo mais testado e mais estável do que correr para manter o cronograma e sair com uma distro "quebrada". 


Um Fedora para cada tipo de uso

O Fedora traz edições direcionadas para usos específicos como Desktop, ambiente de servidor e nuvem para internet das coisas. as edições são nomeadas como:

Fedora Workstation

O Fedora Workstation foca na área de trabalho, e em especial como descrito no próprio site da distro foi criada pensando em desenvolvedores, que querem ter uma experiência em um sistema funcional e confiável,  fácil de usar e ao mesmo tempo poderoso.

Fedora Server

Focado em servidores e com suporte pela comunidade e de ciclo de vida curto, permite que administradores experientes de sistemas e em qualquer sistema operacional, utilizem as mais recentes tecnologias disponíveis na comunidade de código aberto. 
 

 Fedora IoT

O Fedora para a Internet das coisas, fornece um sistema operacional imutável e com atualizações atômicas. Tem uma estrutura de verificação de integridade greenboot para systemd, e administradores podem garantir que o sistema inicialize no estado esperado. 
 
 

Novidades

Gnome 41

A última versão do ambiente GNOME, um dos ambientes gráficos mais populares, aparece no Fedora Workstation 35. Nessa versão o GNOME melhora a eficiência da sessão padrão do Wayland, a confiabilidade dos gestos do touchpad, novo renderizador GL para aplicativos GTK 4, melhor desempenho gráfico entre outros.
 
Para ver tudo que foi alterado nessa versão do GNOME, acesse Notas GNOME 41. Mas dentre alguns recursos visíveis que podemos destacar, estão:

Suporte para modos de energia

Os modos de energia foram lançados no GNOME 40, e já vinham desde a versão 34 do Fedora instalando power-profiles-daemon. Mas a partir desta versão os modos de energia já vem ativos por padrão.
 
É possível escolher entre
  • Equilibrado - modo de energia padrão
  • Economizador de energia - que usará menos energia ao custa de algum desempenho.
O hardware compatível também pode ativar o modo "Desempenho", que aumenta o desempenho do seu computador (e, portanto, usa mais energia). 
 
https://pagure.io/fedora-workstation/issue/raw/files/1417046621ba52653fc569f5f62a9ebdbc37984eab981d0e90b39db3bd9ba96e-power-modes.png
Altere o modo de energia no menu de status do sistema na barra superior ou na seção Energia do aplicativo em Configurações. Dispositivos portáteis, por padrão, têm seu modo de energia automaticamente alterado para Economia de energia quando a bateria está fraca.
 

Gnome software redesenhada

A loja de aplicativos do Gnome foi renovada, com algumas melhorias de desempenho e uma interface limpa e moderna. Agora é mais fácil encontrar aplicativos diretamente da página inicial, onde foi ajustado as categorias dos aplicativos.
 
As páginas de detalhes agora possuem imagens melhores e maiores, mais detalhes sobre o aplicativo, versão, tamanho e alguns aplicativos possuem até mesmo complementos indicados diretamente da Gnome software, como exemplo do Firefox que já traz algumas extensões para instalar diretamente por lá.

Novo aplicativos Connections

Agora o Gnome traz o aplicativo Connections, para facilitar conexões de áreas de trabalho remotas, por VNC e RDP. Essa funcionalidade era feita pelo aplicativo Boxes em versões anteriores.
https://pagure.io/fedora-workstation/issue/raw/files/10597e21b310d7234d594ab935bf53e27149de2f2a3ede115913bab1b40f763e-connections.png 
 

Controle dos Pais

Agora o Fedora 35 traz do GNOME a funcionalidade de controle dos Pais, permitindo assim que seja possível bloquear um usuário de usar navegadores e outros aplicativos, ou de instalar novos programas. Esse recurso está disponível a partir do painel de Usuários em Configurações.
 
 

Mais melhorias do GNOME 41

  • O GNOME agora inclui um painel Multitarefa em configurações, para alternância de aplicativos e espaços de trabalho;
  • Caso seu computador tenha acesso a um modem de rede celular, as Configurações irão mostrar um novo painel chamado Rede Móvel, para torar as configurações de seu celular mais fácil;
  • O aplicativo de arquivos agora pode criar arquivos .zip criptografados (protegidos por senha);
  • Agora é possível importar eventos de arquivos .ics no calendário;
  • A calculadora agora mostra controles diferentes dependendo do tamanho da janela.

 

Melhorias no PipeWire

PipeWire é um servidor de áudio e vídeo, que apareceu pela primeira vez na versão 34 do Fedora, agora ele inclui manipulação de Bluetooth aprimorada, suporte para passagem de sinais S/PDIF através de conexões ópticas e HDMI, além de correções de bugs.

 

WirePlumber

O PipeWire Media Session foi substituído por WirePlumber, que é um gerenciador de sessão mais avançado e que tem suporte para plug-ins e scripts com Lua

Wayland na Nvidea

O driver proprietário da Nvidia teve suporte aprimorado para o Wayland, devido a um trabalho feito entre as esquipes Fedora, RedHat e Nvidia.
 

Mudanças nos repositório de terceiros

Uma seleção de aplicativos do Flathub está incluido nos repositórios de terceiros caso você habilite após a instalação do Fedora 35. Eles são fornecidos por um Flathub remoto com curadoria de pessoas envolvidas no projeto Fedora, a lista atual é esta, ela será expandida ao longo do tempo, e até agora conta com programas como:
  • Discord
  • Postman,
  • Microsoft Teams
  • Minecraft
  • Skype
  • Zoom

 https://pagure.io/fedora-workstation/issue/raw/files/a6ccb7363528af6a5b8333c33b1ba0feb64167d08eb42352def201d11ec5ec9c-third-party-repos.png

Você pode também continuar seguindo o guia do Flatpak para adicionar o repositório completo do Flathub, assim tendo acesso a todos os aplicativos disponíveis lá.


E não é só isso...

Além de tudo isso uma nova edição do Fedora Linux está disponível, chamada Fedora Kinoite! Esta versão é baseada no Fedora Silverblue (OSTree et. Al.). E inclui o desktop KDE Plasma em vez do GNOME.


Referências:

Announcing Fedora 35

Whats new Fedora 35 workstation

Postar um comentário

0 Comentários